sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Desconstrução



Eu não sou poeta...
Eu não me sinto poeta...

Poeta é quem é íntimo das palavras
É quem as domina
Ou se deixa dominar por elas...
Sendo elas a metade do outro
E o outro a parte complementar...

Eu não sou poeta...

A minha metade é sempre
Vazia e
As palavras de mim se repelem
Como sonhos impossíveis,
Inatingíveis...
Um Amor Platônico...

Eu não sou poeta...
Eu não poderia ser poeta...

Não conheço todas
As palavras
Não decorei todas
As regras...
O que sei
É o que me parece
Óbvio, relevante...
Às vezes, só imaginação...

Eu não sou poeta...
Não posso ser poeta...

Meu vocabulário escasso,
Palavras que conto nos dedos...
Que combino
Arranjo e rearranjo
Me repito,
Me desgasto,
Me esvazio...

Não sou poeta
Não quero ser poeta...

Conhecer todas as métricas
Viver com a obrigação
Da rima,
Do soneto, do quarteto,
Do terceto,
Da vírgula,
Do ponto...

Eu não posso ser poeta...

sou reticente demais
na fala, na escrita,
no gesto, no olhar...
e na vida, então...
sou pausa prolongada
intencional, estratégica
necessária...
sou intervalo, sou espaço,
sou descompromisso...
sou silêncio...

eu não sou poeta...
eu não mereço ser poeta...

pelo meu egoísmo,
pelo meu atraso,
pelo meu pessimismo,
pelo meu mau humor,
pelo meu medo,
por tudo que não sei,
por tudo que não li,
por tudo que preciso
saber...
sobre leis, filosofia e arte...

eu não sou poeta...

porque quero perder
o meu tempo
com detalhes
e não achá-lo
nunca mais...
porque ainda há
muito o que aprender
e me desprender...

eu não sou poeta...
eu não sou poeta...


                                                                  Aline Monteiro



“Estou com vergonha da poesia, ela mostra o que sempre escondi, disse ela. Faz de conta que não é você, eu disse. Impossível, tem o meu rosto.” (Poesia, aluna da beleza – Nei Duclós)

3 comentários:

Pedro Stkls disse...

' ...Há porém uma parte sua que não nega: "Você é poeta, você é poeta." - Linda poesia. Mas, gosto quando você é curta e incrível com as palavras. Estrelinhas. Bj*

Amor cafona disse...

Mana se tu não for poeta eu vou excluir o meu blog. Olha Aline Soeiro, eu só te digo uma coisa. Você é a poeta mais incrivel que já conheci e abracei. Te amo.

Juliana Braga Nunes disse...

Perfeito!